Numa longa viagem, um stop no meio do caminho é muito bem vindo. É uma chance de não ficar 40 horas seguidas no stress de aerporto/avião, e uma oportunidade de conhecer um lugar diferente.
Lugar que pode não ser o destino dos nossos sonhos, mas, para um stop de dois dias dá um ótimo keiken. Dá para se divertir, relaxar, quebrar o fuso e chegar na Ásia preparado para enfrentar o jet lag.
Como falamos na página sobre as rotas, a compra da passagem é uma gangorra. Um stop pode encarecer ou baratear a passagem. É preciso pesquisar.
Nas nossas últimas viagens não conseguimos stop sem custo. Decidimos encarar os voos batidão, mesmo viajando com as crianças.
Mas, comprar as passagens com antecedência tem vantagens. Comprando seis a oito meses antes, é quase certo que o horário dos voos vão sofrer alguma alteração. Por regra geral, se for mais de uma hora, você pode fazer alterações de data e hora sem custo adicional.
Foi assim que conseguimos stops em Istambul, Doha e Dubai. Foram fantásticos. Tornaram as viagens menos cansativas e mais prazerosas.
Doha e Dubai, até pouco tempo eram stops caros. Cobravam mais de cem dólares pelo visto de turista. Hoje, com a isenção, são lugares perfeitos. A Turquia também funciona muito bem. É um lugar que dá para prolongar a estadia por até uma semana. Tem muito coisa interessante.
No planejamento é preciso ser flexível e deixar uns dias no começo e no fim da viagem, para que uma possível mudança de planos não vire um stress, e sim uma oportunidade.