Cu Chi é um dos 24 distritos de Ho Chi Minh, onde ficam os tunéis da guerra do Vietnã Dia Dao CuChi.
Fica a 40 km do centro da cidade, mas parece muito mais longe. Dependendo do dia e horário, pode levar de duas a quatro horas. O acesso é por tour, carro privado, táxi ou ônibus. Mas tudo é muito precário. E o trânsito!! É bizarro! Ônibus pode ser aventura demais. Em quatro vale um carro privado, em 2019 contratamos um por seis horas por USD 50.
No caminho tem um stop em um dos muitos memoriais ao General Ho Chi Minh, ė um lugar lindo.
Dia Dao CuChi
O complexo de túneis Dia Dao CuChi tem 75 quilômetros, e é uma pequena parte de uma rede muito maior que foi preservada pelo governo do Vietnã.
Na superfície, tem um parque memorial da guerra, com tanques, aviões, artilharia pesada e arapucas artesanais.
Củ Chi foi local de várias campanhas militares durante a Guerra do Vietnã, e a base das operações dos vietcongues para a Ofensiva de Tết em 1968. Decisiva para a vitória.
É um passeio tranquilo, trilha light, e apesar de ser uma atração popular, nas duas vezes que fomos tinham poucos turistas.
A parte mais cansativa é o video que vôce precisa assistir antes de entrar nos túneis. É meio doutrinador, longo e com imagem e som de qualidade muito ruim. Foi um cansaço segurar as crianças. Mas valeu a pena. O saldo foi positivo.
Explorar os túneis foi um super keiken. Ė uma cidade subterrânea com vários níveis e sistema de ventilação artesanal feito com bambus. Além de abrigo, escola, hospital, os túneis eram vias de comunicação e abastecimento. Eles foram alargados para o turismo, mas tudo ainda é bem apertadinho, as crianças amaram, e eu, confesso que também amei, mas nas duas vezes, a experiência foi bem claustrofóbica.
No caminho de volta paramos em um restaurante “bem, bem local”, sugestão do nosso motorista/guia. Era tarde, só tinhamos nós no restautante, e todo mundo estava morrendo de fome. Foi um Keiken estranho, ninguém falava inglês e o cardápio era bem difícil. Tentamos pedir o básico, um frango, e não é que eles pegaram o bicho no quintal, saltitando direto para a panela!!! Para esperar, pedimos uma batata frita. Servida com açúcar e manteiga!!
O que salvou foi a Saigon, gelaaada! No stress almoçamos e voltamos pro hotel.
No caminho de volta, para fechar o dia, fomos abençoado com um belo por do sol.