Ho Chi Minh

Sabe aquele ditado “nem aqui nem na Cochinchina”?  Então, ela existe, fica no extremo sul do Vietnã. Cochinchina era uma colônia da Indochina Francesa. A antiga capital, Saigon, é hoje Ho Chi Minh City. Uma cidade intensa, moderna e ancestral, caótica e fascinante!

Ho Chi Minh, Vietnam

Em 2004, ficamos só duas noites. Era nossa primeira viagem para a Ásia. De mochilão, sem grana, e meio haully. Sonhando em ter a Conchinchina no nosso log book, pegamos um voo de Bangkok, super barato da Vietnam Airlines, eles continuam baratos, entre USD 100 e USD 200 ida e volta. Mas o nosso super atrasou também. Foram seis horas de atraso, para duas horas de voo! Os dois dias viraram um e meio.

Albun cover, 2004 Trip

Ho Chi Minh surpreende. É um lugar show, que apesar do caos, seguindo a lógica deles, as coisas funcionam. Tem hotéis de todas as grandes redes, hotéis locais exóticos, inúmeros restaurantes, cafés, massagens, lojas e muita história.

Primeiro Distrito

Saigon é dividida em distritos, ficamos no primeiro distrito, a trinta minutos do aeroporto em  condições normais de trânsito, mas, sinceramente, nunca conseguimos chegar com menos de uma hora. Se tem uma coisa caótica e fascinante em Ho Chi Minh é o trânsito.  Para nós ocidentais é algo inimaginável no nosso dia a dia.

O primeiro distrito concentra a melhor parte da gastronomia, lojas e pontos turísticos, walking distance, como o Mercado Ben Thanh, a Catedral de Notre Dame, Òpera de Saigon, Bitexco Financial Tower, Palácio da Reunificação, Templo Hinduísta Mariamman, o Calçadão da Nguyen hue Street, e o Hotel Rex, famoso ponto de encontro de militares e jornalistas, durante a guerra do Vietnã.

Ho Chi Minh, Vietnã

Nós ficamos em um Best Western, que hoje não existe mais. No primeiro dia chegamos tarde, deu só para dar uma volta a pé pelo centro, e voltar para o hotel de riquixá.

Ho Chi Minh, Vietnam (analogic)

No dia seguinte fomos para Cu Chi tunnels com o mesmo senhorzinho que nos levou do aeroporto para o hotel. Foi aí que o caos foi intenso. O motorista era o filho do senhorzinho, e ele era o guia, e por incrível que pareça, nunca tinham ido aos túneis. GPS não era uma realidade, saímos do hotel as 10 e fomos chegar lá por volta das 14 horas. Foram quatro horas perdidos no trânsito louco. Ele só dizia “Madam, we’re almost there.. Madam we are almost there”. Foi uma aventura divertida, mas acabou que passamos a maior parte do tempo no carro e não deu para  fazer muita coisa. Deixamos um rabo para voltar.

Cu Chi, Vietnam (analogic)

15 anos depois, em 2019, voltamos, desta vez com as crianças. Queríamos mostrar o caos fascinante para JP e KK. Ficamos mais tempo, quatro dias. Fomos de novo de Bangkok pela Vietnam Airlines, desta vez sem atrasos. Foi show, mas ainda  foram poucos dias.

The Myst Khoi

Ficamos no The Myst Khoi, um hotel local, bem localizado, também no primeiro distrito. A arquitetura é bem diferente, de traços irregulares. A decoração um misto de colonial com ancestral. No terraço tem uma piscina show com vista para o Bitexco Financial Tower.

Bitexco Financial Tower, Ho Chi Minh, Vietnam
The Myst, Ho Chi Minh, Vietnam

O serviço é super atencioso com um toque asiático único. Fomos recebidos com sorriso no rosto, toalhas geladas, drinks e petiscos exóticos. No quarto chocolate e frutas locais.

2019 Vietna Ho Chi Minh The Myst recepção drinks
2019 Vietna Ho Chi Minh The Myst Fruits
2019-Vietna-Ho-Chi-Minh-The-Myst-Chocolate
previous arrow
next arrow

São vários tipos de quarto, com diárias casal que vão de USD 250 a USD 500, com café da manhã. A The Myst Suite tem um terraço aconchegante com muitas plantas, jacuzzi e um banho ao ar livre, um show. Lugar perfeito para se refrescar do calor intenso, que faz na maior parte do ano.

O café da manhã tem um cardápio variado, com muitas comidinhas vietnamitas, e opções de ovos e omeletes, incluindo um com caviar esquisito, mas interessante.

The Myst, Ho Chi Minh, Vietnam

O room service tem boa variedade de pratos internacionais e asiáticos. Depois de andar muito, na primeira noite optamos em jantar no quarto e adoramos os pratos.

Chegamos poucos dias antes do ano novo chinês, as ruas estavam muito iluminadas e barulhentas. Milhares de motos circulando de um lado para o outro. Atravessar a rua era quase impossível, só mesmo grudando em algum local e seguindo ele cegamente. Uma verdadeira loucura.

Ho Chi Minh, Vietnam

Fomos de novo para Cu Chi, os túneis da guerra. Com GPS, e um motorista que já tinha ido por lá, não foram quatro horas, mas foram duas e meia, para 40 KM. Contratamos o motorista para seis horas por USD 50.