Tokyo

Se Movimentando em Tokyo

Em Tokyo dá para alugar carro, bicicleta, pegar táxi, ônibus e helicóptero, mas a vida se movimenta mesmo à pé e de metro. Os japoneses não falam inglês mas são bem recepitivos, vão se esforçar para ajudar. Tudo é sinalizado e super acessível, o metro é rápido, seguro e te leva a todos os lugares, algumas estações são uma atração, e se perder em Tokyo as vezes é um otimo passeio, com muitas surpresas, no final vôce sempre se acha fácil!

O mapa do metro é como uma placa de circuito impresso, complexa, mas funciona. Depois que você pega o jeito é super tranquilo.

Tokyo Subway Map
Tokyo Subway Map

A principal linha do metro é a Yamanote Line, ela é circular e te leva para quase todos os principais pontos de Tokyo, destacados no mapa em preto. Mesmo que você erre a direção vai chegar no mesmo lugar, leva mais tempo mais chega! Apreendendo a usar a Yamanote Line, fica fácil usar as outras linhas.

Yamanote Line
Yamanote Line

O valor da passagem é variável de acordo com a linha e quantidade de estações percorridas. A forma mais fácil de usar é com cartões inteligentes. Tem vários, um dos mais populares é o SUICA, cartão da JReast, aceito não só no transporte público como em compras em lojas ou quiosques.

Suica Card
Suica Card

Pode ser adquirido e carregado nas maquinas das estações ou em quiosques nas principais estações do Metro.

Como carregar o Suica
KK Carregando o Suica

Para usar é só passar sobre o leitor de cartão na catraca de entrada, e depois ao sair passa novamente e o valor da passagem é calculado automaticamente e debitado do cartão. Facilita muito, evitando que a toda viagem vôce precise usar as máquinas para calcular e comprar a passagem.

É um cartão por pessoa. Voce pode carregar inicialmente com ¥ 10.000, que são aproximadamente USD70, se sobrar vôce pode resgatar nos quiosques ou usar em lojas.

No Google maps voce consegue traçar as rotas/horários de forma bem simples. Ele indica a melhor rota, mostra as baldiações e o valor da passagem. Tem támbem o site oficial do Tokyo Metro com detalhamento de todas as linhas.

Onde Ficar

Tokyo tem hotéis de todas as grandes redes: Accor, Four Seasons, Hyatt, Hilton, Intercontinental… e tem… os hotéis japonêses!! A experiência não é completa se você não ficar em um quarto japonês!

As Japanese Style Roons são uma experiência única! Quartos de tatame, espaçosos, com camas de futons que só são montadas a noite. Durante o dia parece uma grande sala com uma mesa baixa e almofadas, e um Tokonama (床の間), um nicho de parede inteira, bem estilo japonês, com uma única peça que pode ser um arranjo de ikebana, um sumie de nanquim ou outra arte tradicional japonesa.

Alguns hotéis japoneses em Tokyo também tem os tradicionais onsens, casas de banho de águas termais, que completam a experiência.

Hoshinoya

É o nosso preferido. O Hoshinoya é todo de tatame. A imersão já começa no hall de entrada, aonde tem um genkan, que é um degrau abaixo do nível da entrada principal, aonde se tira os sapatos. Pisar descalço no tatame, mais do que uma questão de respeito, é uma incrivél sensação de leveza.

É um dos poucos em Tokyo que tem Onsen. Fica na cobertura, tem uma piscina fechada e uma ao ar livre, muito show. Se quiser saber mais sobre os Onsens acesse o post de Sapporo. De todos hotéis que já ficamos em Tokyo esse é o mais japônes de todos. Experiência única.

Ryumeikan

Apesar de ter alguma suites que tem tatame, O Ryumeikan não é um hotel estilo japones. Mas a localização o torna muito atraente. É só atravessar a rua e vôce está em Tokyo station.

Sunshine City Prince Hotel

Hotel gigante, super bem localizado, side by side do shopping Sunshine City e a 8 minutos andando da estação de Ikebukuro, que fica na Yamanote Line. Tem varias ruas interessantes nos aredores do hotel com lojas, bares e restaurantes.  O Prince também não é um hotel 100% estilo japonês, mas tem quarto japonês bem confortável de tatame, que de dia fica com a mesa e cadeiras e a noite eles montam os futtons. São perfeitos para famílias de quatro a seis pessoas.

Conveniência

Em Tokyo em cada esquina tem uma loja de conveniência aberta 24h, as principais são 7-Eleven, Lawson e Family Mart. Elas tem de tudo um pouco. Quando bate a fome e vôce não quer ir para um restaurante, nelas vôce acha várias opções de comida fresquinha, abastecidas várias vezes ao dia, algumas melhores do restaurantes famosos daqui. Eles esquentam na hora, alguns tem balcões, mas a maioria é take away. Pode usar o Suica para pagamentos e muitos também tem máquinas para sacar dinheiro que aceitam cartões internacionais. Todos os três hóteis indicados, Hoshinoya, Ryuneikan e Prince tem conveniências grudadas a poucos minutos andando.

Akihabara

Conhecido como Eletric Town é o bairro das lojas de eletroeletrônicos, mangás, animes e todo tipo de “game”.

A loja icone é a Yodobashi Camera, vários andares, com muitos eletrônicos, eletrodomesticos, brinquedos e produtos exlusivos para o mercado Japones.

Mais do que shopping, a Yodobashi é um tour imperdívél, um paraiso para quem gosta de tecnologia e coisas diferentes.

Akihabara Yodobashi Camera

Tem varias outras grandes e outras especializadas em alguma coisa!! É um lugar para ir mais de uma vez. A maioria das lojas ficam abertas até as 22h e algumas até meia noite. É o local ideal para acabar o dia. É super fácil de chegar,  com ruas movimentas, cafés e lojas de doces japoneses.   

Bem o lado da saída principal da Yodobashi tem um quiosque do “Beard Papa” que é o mais famoso cream puff de Tokyo. O carro chefe é o original de creme de nata elaborado com ovos aerados e leite selecionado,

Nas grandes lojas tem desconto para turistas, precisa apresentar o passaporte e, pagando com cartão de crédito tem desconto adicional, em algumas lojas vale somente para Visa, outras Mastercard.

De metro é super fácil, várias linhas como JR Yamanote Line, JR Keihin-Tohoku Line, JR Sobu Line, ou Hibiya Subway Line cruzam por lá, é só descer na Akihabara Station.

Asakusa

Bairro com atmosfera de Tóquio antiga, com templos, santuários e lojas tradicionais. É aonde fica o Templo Sensoji, um dos mais famosos de Toquio e o Kaminari Gate.

Tem também a Nakamise Shopping Street, com lojas de artigos tradicionais japonese. Além de bons restaurantes. Em Asakusa tem um pier aonde é possivel pegar barcos até a ilha de Odaiba. E também fazer passeios turisticos com o Tokyo Water Bus operando a cada 30 a 60 minutos.

Asakusa não está na Yamanote Line, mas é facilmente acessivel pela Linha de Ginza Subway, fazendo baldeação na Kanda Station da Yamanote Line.

Shibuya & Harajuku

Bairro popular entre as gerações mais jovens. Muitas lojas exóticas, ruazinhas que não transitam carros e se perdem bairro adentro. A Takeshita Dori é a mais agitada, e aonde fica a loja dos algodãos doce gigantes!

É também o local de maior concentração dos Animals Caffe. Em Toquio os apartamentos são muito pequenos, e a maioria dos condominios proibem pets. Aí, os japoneses inventaram os Animais Caffe. Espaço descolado aonde eles podem tomar um café, interagindo com os animais. Os Animais Caffe acabaram se tornando uma atração turistica. Hoje são mais turistas do que japoneses se divertindo neles.

Porco Espinho
Gato
Animal Caffe Snake
Animal-Caffe-Porco-espinho
Animal Caffe Porco 3
Animal Caffe Cat
Animal Caffe Snake 02
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow
Shadow

Os animais são bem tratados e alguns caffes fazem parte de projetos de preservação. Tem de toda espécie, dos mais famosos de gato até o de animais exoticos como cobras. Nos fomos no das cobras, gatos, mini porcos e porcos espinho. É uma experiência diferente, especialmente o das cobras!!

Em Shibuya tem o curzamento mais famoso de Toquio, são oito sinais fechando ao mesmo tempo, que dependendo do horário, são milhares de pessoas se cruzando. Tem vários cafés nos prédios em volta com vista para o cruzamento, o Starbucks é o mais estrategicamente localizado, e também o mais disputado. Perto do cruzamento tem famosa estátua do cachorro Hachiko. Tem sempre fila para tirar foto com o Hachiko, super organizada, bem ao estilojapones.

Cruzamento

É de facil acesso por metro. As duas estações Shibuya e Harajuku ficam na JR Yamanote line, é legal chegar por uma estação e andar sem rumo e depois voltar por outra estação qualquer. São muitas entradas para as estações espalhadas pelos dois bairros, e que no final dão no mesmo lugar.

Translate