Bali

Agosto de 2003, sexta-feira, final da tarde, de mochilão nas costas, com uma passagem mega promo e mega cheia de conexões,  demos a largada para nossa primeira viagem para Bali.

Brasília, São Paulo, Joanesburgo, Hong Kong, Bangkok, Cingapura e ufaaa…… enfim Bali!!!!

Kuta, Indonesia

Depois de muitas horas de voo, desembarcamos em Denpasar domingo a noite. Estávamos mareados, tontos do fuso, mas aliviados. O difícil tinha passado, agora era só prazer!!!

Not yet, faltavam as mochilas!!! Depois de vinte minutos na esteira, nada de mochilas…. Perderam a conexão, claro!!! Uma coisa quase óbvia. Nós, com pernas,  por pouco não perdemos, imaginem as mochilas, que nem rodinha tinham.

Fomos até o balcão da Singapore Airlines, o atendente identificou que elas estavam em Cingapura, já etiquetadas para serem despachadas no próximo voo para Bali.

“Don’t worry, tomorrow afternoon we delivery them at your hotel”. Ele nos deu dois kits de sobrevivência e um bolo de dinheiro. Eram muitas notas, tavamos sem mochilas, mas milionários!! O perrengue virou diversão!!

Sem lenço e sem mochilas, fomos gastar a fortuna!!! Paramos em um boteco balinês em Legian, perto do hotel, e brindamos a nossa chegada. Na época ainda não tinham smartphones, muito menos aplicativos conversores de moeda. Foi na mesa do bar que descobrimos que um milhão de rúpias não era assim uma fortuna, era pouco mais de USD 100, pagou a comemoração da noite, comida balinês, Bintangs, foot massage, e roupas para o dia seguinte.

As mochilas  chegaram no hotel conforme o combinado. Yessssss, primeiro perrengue superado!

Kuta, Indonesia

Bali é  impactante… incrível e ao mesmo tempo caótico. Nessa primeira viagem, de oito dias, fomos, totalmente easy rider, só com as duas primeiras noites de hotel reservadas. Nossa propósito era movimento. Arriscar no desconhecido, satisfazer curiosidades, enfrentar medos, e paisagens exóticas!! O nosso foco era mergulho, dividimos nossas noites entre as praias de Legian e Tulamben, e a ilha Gili Trawangan.

Gili Trawangan, Indonesia (analogic)

Dez anos depois, em Janeiro de 2013, chegou a hora de voltarmos, desta vez com nossos pequenos, JP com três anos e KK com um. Estávamos ansiosos para uma aventura em família. Uma década depois, um dólar continuava valendo nove mil rúpias, mas muita coisa tinha mudado. A mochila ainda era nossa companheira de viagem, mas agora para carregar a KK. Para a bagagem: malas de rodinha além de dois carrinhos.

Denpasar, Indonesia

Viajar com as crianças demanda mais planejamento e menos conexões. Fizemos Brasília,  São Paulo, Istambul, Kuala Lumpur, Bali e fomos com todos os hotéis e transfers comprados. Smartphones e WiFi já eram uma realidade, tudo foi muito mais fácil.

Nesta viagem descobrimos as pool villas. Quartos amplos, com jardim, gazebo e piscina privativa, perfeito para encarar o fuso, que nos primeiros dias pode ser muito punk!!!   O nosso foco eram as crianças, dividimos nossas noites entre as praias de Nusa Dua e Kuta, e o centro de Ubud.

Nusa Dua, Indonesia

A aventura em família foi incrível e acolhedora. Estávamos prontos para ousar mais!! Então, em 2015 voltamos á Bali, agora em nove. Quatro adultos e cinco crianças, de oito, seis, cinco, quatro e dois anos. Teve gente que achou que era uma loucura, proporcional à distância!!

Com um planejamento focado no conforto das crianças, a viagem fluiu super bem, sem incidentes. Foi divertida e prazerosa, tanto para as crianças como para os adultos. Um Keiken que vamos levar para a vida toda.

Elephant Park Taro, Indonesia

Os aeroportos são os locais de maior risco de stress. Programamos um bom tempo de cinco horas para as conexões, e quatro para check-in, imigração, alfandega. Foi o ideal, deu para cumprir todas as formalidades com tranquilidade, e ainda curtir os aeroportos.

Nossos cumpádis foram via Frankfurt e nós fomos via Doha. Nos encontramos três dias depois de deixarmos o Brasil, no balcão da Malaysia Airlines, na área de trânsito aeroporto de Bangkok. Como planejado, às 10:00 manhã. Ás 15:00 partimos os nove para Bali, via Kuala Lumpur. Tudo certo, etapa mais complexa, concluída com sucesso!!!

Em Bali, ficamos quatro noites na praia de Jimbaran e quatro em Ubud. Todas em Pool Vilas. Nosso foco era apresentar a ilha dos deus para os nossos cumpádis!!!

Jimbaran, Indonesia

Bali  se tornou a nossa porta para a Ásia. O nosso paraíso para entrar no fuso. Sol, água, massagem, comida boa e alto astral. Nada melhor para encarar o jetlag!